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Avaliação de ITBI para imóvel rural

O que é?

Solicitação para avaliar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e emitir guia para pagamento referente a uma transação de transferência de propriedade ou cessão de direitos de bens imóveis na área rural.

Qual a documentação necessária?

Atendimento virtual (Atenção! Toda documentação deve ser digitalizada em PDF):

  • Requerimento;

Comprador

  • Pessoa física: Cópias digitalizadas da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Pessoa jurídica: incluir cópia digitalizada do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Vendedor

  • Pessoa física: cópia digitalizada da RG e do CPF ou da CNH;
  • Pessoa jurídica: cópia digitalizada do CNPJ.
  • Procurador: Cópia digitalizada da procuração reconhecida em cartório, da RG e do CPF ou da CNH;
  • Cópia digitalizada do documento da transação imobiliária: Declaração ou Ficha de Dados emitida pelo Cartório ou Financeira, identificando a procedência e o nome do funcionário;
  • (Imóvel financiado: cópia digitalizada do contrato ou do quadro resumo da financeira);
  • Cópia digitalizada da Certidão do cartório atualizada;
  • Em casos de Auto de Arrematação, cópias digitalizadas do Mandado Judicial de Registro, Escritura Pública de outro Município e outros. Apresentar esses documentos constando os dados da transação imobiliária;
  • Cópia digitalizada da Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

Obs.: Havendo necessidade, documentos complementares serão solicitados via e-mail cadastrado pelo requerente.

Atendimento presencial

(Exclusivamente por agendamento).

  • Para agendar, ligue 156 ou clique aqui.
  • Requerimento. Clique aqui para obter o requerimento;

 

Como proceder (passo a passo)?

Atendimento Virtual:

  • Clique em Formalizar Processo ou aqui. Se é primeiro acesso, cadastre login e senha e aguarde até 24 horas para recebere e-mail confirmando seu cadastro. Cadastrado, volte a clicar em Formalizar Processo ou aqui e siga as instruções. 
  • (Não lembra a matrícula? Não a tem em mãos? Consulte o serviço: Matrícula do IPTU);
    (Não tem a matrícula do IPTU? Quando abrir o processo, anexe o croqui digitalizado com coordenadas georreferenciais).

Havendo pendência:

  • Em caso de pendência, a SEMEF enviará mensagem para o e-mail cadastrado. Responda conforme a orientação deste Tutorial.

Como acompanhar o andamento do processo?

Clique aqui e informe o NÚMERO do processo, sem pontos, ou o ASSUNTO ou o CPF ou o nome do INTERESSADO que deu entrada no processo ou, caso seja pessoa jurídica, CNPJ.

Perguntas Frequentes (FAQ):

O procurador pode dar entrada em vários processos através de uma única senha?

  • Sim. Desde que apresente uma procuração para cada processo.

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria da Receita/Departamento de Tributos Imobiliários

 

  • Secretaria Municipal de Finanças

  • Avenida Japurá nº 488 - Centro - Cep: 69025-020 - Manaus/AM
    Telefone: 156
    Email: -

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