Serviços Específicos › Remissão por falta de capacidade contributiva

Solicitação de perdão da dívida do IPTU de débitos passados, sendo necessário formalizar somente 1 (um) processo no qual serão considerados todos os débitos anteriores.

• Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) de todos os que residem no imóvel, certidão de nascimento no caso de menores;
  • Se casado, apresentar Certidão de casamento, se não, união estável;
  • Se viúvo, apresentar Certidão de casamento e atestado de óbito;
  • Se divorciado, apresentar Certidão de casamento e sentença de divórcio;
  • Comprovante de Renda:
    ⇒Número do Cadastro Social;
    ⇒Carteira de Trabalho dos membros da família que estão desempregados e contracheque atualizado de todos os empregados;
    ⇒Se aposentado/pensionista, apresentar extrato atualizado do benefício;
  • Comprovante de residência atualizado (exceto conta de energia elétrica);
  • Documento do imóvel (Registro do imóvel ou Escritura pública ou Instrumento particular de compra e venda ou Título Definitvo, ou Declaração de Posse Mansa e Pacífica ou Doação com carimbo do RTD quando se tratar de instrumento particular).
  • Se inscrito no Programa Social, comprovante de inscrição no Programa;

Obs.: Se necessário, documentos complementares poderão ser solicitados

Em média 120 (cento e vinte) dias úteis.

Obs: o processo poderá ir para outra secretária municipal (SEMMASDH).

Dirija-se a uma das Unidades de Atendimento com os documentos em mãos para solicitar o serviço.

Atendimento Virtual
1 – Clique no botão Formalizar Processo. Quando for o primeiro acesso, os dados de login e senha devem ser cadastrados previamente.

• Lei nº 036 de 08 de novembro de 1990.

• Como comprovar a renda familiar?
    A comprovação será feita com a apresentação do contracheque; ou por atestado do órgão de Assistência Social da Prefeitura no caso de desempregados e de pessoas reconhecidamente carentes de recursos financeiros; ou com outras provas idôneas que mereçam credibilidade e aceitação.

Subsecretaria de Receita/ Departamento de Tributação.

20/02/2017