passo2
Logo Prefeitura
Portal de Serviços Manaus

Pagamento de IPTU (2a. via)

O que é?

É a emissão da guia para efetuar o pagamento referente ao Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU.

Qual a documentação necessária?

  • Matrícula do IPTU disponível no seu carnê do IPTU.

Qual o prazo para atendimento?

Imediato.

Como proceder (passo a passo)?

Atendimento Virtual
Clique no botão “Acesso rápido” e siga as orientações do sistema.

Como acompanhar o andamento do serviço?

Não aplicável, pois o serviço é imediato.

Qual a legislação aplicada?

Lei Municipal nº 1.628 de 30/11/2011; alterada pela lei nº 2.564 de 26 de dezembro de 2019.

Decreto Municipal nº 1.539 de 27/04/2012.

Perguntas Frequentes (FAQ):

  • Como faço para imprimir o boleto do meu IPTU?
    É simples, basta clicar em Pagamento de IPTU (botão acesso rápido),  informar o número da matrícula e imprimir o boleto.
  • Onde posso pagar o boleto?
    Nos bancos conveniados até a data do vencimento, seja via internet ou presencial. Os bancos conveniados são: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Basa, Santander, Casas Lotéricas e Rede Carrefour.
  • O serviço “pagamento de DAM” está disponível para débito automático?
    Não. Mas, o pagamento poderá ser agendado via internet banking.
  • Gostaria de pagar meu IPTU, mas não sei o número da matrícula e não moro em Manaus. Podem mandar por e-mail o número da matrícula?
    Por questão de sigilo fiscal não é possível enviar por e-mail o número da matrícula. Recomenda-se nomear um procurador em Manaus ou entrar em contato com a pessoa (ou construtora) que vendeu o imóvel.
  • Paguei a primeira parcela do meu IPTU atrasado após negociação, mas o meu nome ainda se encontra em protesto. Como proceder para retirar o meu nome do protesto?
    Além de pagar a entrada do parcelamento é necessário identificar em qual(is) cartório(s) o seu nome se encontra em protesto e em seguida efetuar o pagamento da custa do cartório para ter o nome retirado do protesto. Acesse ao link para informação do cartório: https://www.ieptb.com.br/index.php
  • Como faço para imprimir o guia de pagamento do IPTU com Desconto sem informar a data de pagamento?
    O sistema de impressão da guia de pagamento de IPTU 2015 já possui a data de vencimento do imposto com data de vencimento em Decreto (16/03/2015), assim não é necessário informar a data, ressaltando que os descontos estão disponíveis até a data de 16/03/2015. A partir desta, perderá todos os descontos e incidirá multa e juro de mora.
  • Moro em um condomínio residencial e nunca paguei IPTU. Como faço para ter acesso ao carnê de pagamento e o número da matrícula?
    Em virtude do sigilo fiscal, não é possível disponibilizar a guia para pagamento sem o número do cadastro imobiliário/matrícula de IPTU. Recomenda-se que entre em contato com a construtora ou com a pessoa que realizou a venda do imóvel, pois a entrega dos carnês de IPTU é feita nas guaritas dos condomínios conforme determina o CTN e decisões STF.
  • Paguei meu IPTU por débito automático e tenho apenas os comprovantes do banco. Gostaria de saber como posso pegar o comprovante de quitação?
    A primeira alternativa é a impressão de Certidão Negativa de Débitos, que esta disponível no Portal no grupo CERTIDÕES e mostra que não há débitos para o referido imóvel. A segunda alternativa é formalizar processo e solicitar a Certidão de pagamento de IPTU em um dos postos de atendimento presencial.

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria de Receita/ Departamento de Atendimento e Cobrança.

 

  • Secretaria Municipal de Finanças

  • Avenida Japurá nº 488 - Centro - Cep: 69025-020 - Manaus/AM
    Telefone: 156
    Email: -

2018 - Prefeitura de Manaus - SEMEF - Todos direitos reservados