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Alteração no Cadastro › Alteração de Titularidade

O QUE É?

Solicitação para alterar o titular do imóvel no Cadastro Imobiliário somente se a área correspondente do imóvel estiver em conformidade com a área discriminada no Boletim Cadastro Imobiliário.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA?

É preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento online do serviço ao clicar no “botão Formalizar Processo”;
  • Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • CNPJ e Contrato Social com a última alteração;
  • Comprovante de residência (exceto conta de energia elétrica);
  • Documento do imóvel (Certidão Narrativa de Registro do imóvel atualizado ou Escritura pública ou Instrumento particular de compra e venda ou Doação com carimbo do RTD, quando se tratar de instrumento particular);
  • Se espólio: certidão de óbito, alvará judicial determinando a mudança de titularidade;
  • Se não possuir documentação do imóvel: apresentar declaração de posse;
  • Se procurador: procuração reconhecida em cartório, RG e CPF;
  • Se terreno sem cadastro imobiliário e/ou identificação do proprietário: apresentar Certidão de Ônus Reais do Cartório.

Obs.: Se necessário, documentos complementares poderão ser solicitados.

QUAL O PRAZO PARA ATENDIMENTO?

Em média 30 (trinta) dias úteis.

COMO PROCEDER (PASSO A PASSO)?

Atendimento Virtual para solicitar o serviço:
1 – Clique no botão Formalizar Processo. Quando for o primeiro acesso, os dados de login e senha do solicitante devem ser cadastrados previamente;
2 – Siga as orientações do sistema.

Atendimento Virtual para responder pendencia:
1 – Em caso de pendencia, a SEMEF irá enviar um Comunicado para o e-mail do requerente.
2 – O requerente deverá responder a pendência conforme a orientação deste Tutorial.

COMO ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO SERVIÇO?

Internet: Clique no banner Consulta de Processos  e informe o número do protocolo.

Presencial: Apresente seu RG e CPF e verifique a situação atual do processo.

QUAL A LEGISLAÇÃO APLICADA?

  • Lei Municipal nº 1.628 de 30/11/2011;
  • Decreto Municipal nº 1.539 de 27/04/2012;
  • Portaria 001, de 04/02/2015 Publicado no DOM nº 3586 de 06/02/2015.

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ):

  • Vendi meu imóvel e toda a transferência foi registrada em cartório. No entanto, o IPTU ainda encontra registrado em meu nome, como posso fazer a transferência para o novo proprietário?
    Como parte envolvida é possível entrar com processo denunciando a transferência. Para sua comodidade, agende este serviço de alteração de titularidade a partir do telefone 156.
  • O IPTU da residência onde resido está em nome de um familiar já falecido. Como faço para regularizar?
    O primeiro passo é ir ao Judiciário, pois se não há testamento terá que se ter Inventário. Após homologar a herança, procure uma unidade de atendimento da SEMEF para devida alteração de titularidade.
  • Como posso verificar o andamento do processo?
    Para processos formalizados no Portal de Serviços ou no SIGED (atendimento presencial a partir de 19/05/2015), clicar no botão Consulta de Processos e em seguida Processos fazendários. Se for para processos formalizados na SEMEF antes de Maio/2014 ou em outras Secretarias, deve selecionar  Consulta de Processos Físicos.

QUAL A UNIDADE RESPONSÁVEL?

Subsecretaria de Receita/ Departamento de Tributos Imobiliários.

Última data de atualização:
25/10/2016
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