Dados no Cadastro Imobiliário › Revisão da área, fracionamento e remembramento

Solicitação para fracionar a área do imóvel e/ou remembrar (unificar) a área fracionada ou quando ocorrer uma situação de duplicidade de matrícula do IPTU ou alguma retificação de medidas.

• Comprovante de endereço do imóvel (exceto conta de energia elétrica);
  • Croqui de fracionamento ou croqui de remembramento, conforme o caso;
  • Croqui da área construída e terreno;
  • Fotos do terreno e/ou área construída (frente, lado e fundos);
  • Certidão de Habite-se ou Certidão de Habitabilidade atualizada (se houver);
  • Documento do imóvel (Certidão narrativa de registro do imóvel atualizada ou Escritura pública ou Instrumento particular de compra e venda ou Doação com carimbo do RTD, quando se tratar de instrumento particular).

2 – Efetue o pagamento da taxa de expediente no valor de R$ 9,98 (0,1 UFM).

Atendimento Virtual para responder pendência:
1 – Em caso de pendência, a SEMEF irá enviar um Comunicado para o e-mail do requerente.

• Instrução Normativa 03/2010
  • Lei Municipal nº. 1.628 de 30/11/2011;
  • Decreto Municipal nº. 1.539 de 27/04/2012.

• Apareceram duas matrículas para o meu imóvel. Como devo proceder para efetuar esta correção?
    O interessado ou o seu procurador deverá formalizar processo de revisão de IPTU para que seja analisado se houve duplicidade cadastral ou unificação de áreas construídas no mesmo terreno.
  • Verifiquei que os dados cadastrais do meu imóvel estão com as dimensões erradas. Como devo proceder para solicitar a correção?
    É necessário formalizar um processo de revisão de IPTU para que os dados relativos a seu imóvel estejam de acordo com os dados reais. Atentar para a documentação necessária.
  • Como devo proceder para ter o IPTU de um terreno que não possui título definitivo?
    É necessário formalizar um processo com a documentação necessária, entre as quais, fazer um mapa de como chegar ao terreno, ter fotos de frente, lado e fundos e documentos pessoais.
  • Resido em outro estado, como faço para obter acesso para iniciar o processo de revisão de IPTU?
    Basta clicar no banner SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS e efetuar o cadastro. Caso não possua certificado digital, faz-se necessário a nomeação de um procurador para que este possa validar os seus dados no Atendimento Presencial conforme upload dos documentos. Após liberação, é possível solicitar mais de 100 tipos de serviços via Portal, inclusive seu pedido de Revisão de IPTU.

28/04/2017