Isenção › Isenção para imóveis localizados no centro histórico

Solicitação para estar isento do pagamento de IPTU, em virtude do imóvel ser de interesse histórico ou cultural, assim reconhecidos pelo órgão competente, e que tenham suas fachadas e coberturas restauradas em suas características arquitetônicas originais.

• Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de casamento (se estado civil for casado);
  • Se o proprietário for falecido, apresentar o Atestado de óbito;
  • Documento do imóvel: Registro do imóvel ou Escritura pública ou Instrumento particular de compra e venda ou Doação com carimbo do RTD quando se tratar de instrumento particular;
  • Guia do IPTU do exercício ou extrato de débitos;
  • Parecer emitido pelo Implurb ou pelo Iphan;
  • Em caso de imóvel locado, autorização pelo locatário do imóvel;
  • Se órgão público, autorização do titular do órgão;
  • Laudo de conclusão da obra de restauração de fachadas e coberturas,conhecida pelo orgão municipal competente (IMPLURB);
  • Declaração do IMPLURB, quanto ao uso residencial ou empresarial do imóvel.

2 – Efetue o pagamento da taxa de expediente no valor de R$ 9,98 (0,1 UFM).

Atendimento Virtual para responder pendência:
1 – Em caso de pendência, a SEMEF irá enviar um Comunicado para o e-mail do requerente.

• Lei Municipal no. 1.628 de 30/11/2011;
  • Decreto Municipal no. 1.539 de 27/04/2012.

• Qual o período para solicitar a isenção do IPTU?
    O pedido de isenção deverá ser formalizado no período de setembro a novembro do exercício em curso, nas unidades de atendimento da SEMEF.
  • É necessário fazer a solicitação de isenção todos os anos?
    Não. A concessão desse benefício fiscal é aplicável para o ano do pedido e para os dois anos subsequentes. A renovação da certidão de isenção, mantidas as condições legais para sua concessão, deverá ser solicitada no último ano da validade da certidão.

Subsecretaria de Receita/ Departamento de Tributação.

28/04/2017