Dados no Cadastro Imobiliário › Inclusão do Imóvel no Cadastro Imobiliário

Solicitação para incluir imóvel construído (predial) ou terreno com título definitivo no Cadastro Imobiliário.

• Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do proprietário do imóvel;
  • Comprovante de residência (exceto conta de energia elétrica);
  • Documento do imóvel (Certidão narrativa de registro do imóvel atualizado ou Escritura pública ou Instrumento particular de compra e venda ou Doação com carimbo do RTD, quando se tratar de instrumento particular);
  • Fotos do terreno e/ou área construída (frente, lado e fundos);
  • Croqui da área construída (planta baixa);
  • Croqui de localização do imóvel com a distância da esquina mais próxima, numeração dos imóveis da direita e da esquerda, ou a impressão da tela do sistema de geoprocessamento feita pelo atendente da Semef;
  • Se não possuir documentação do imóvel ou a cadeia dominial, apresentar Declaração de posse reconhecida em cartório.

1 − Dirija-se a uma das Unidades de Atendimento com os documentos em mãos para solicitar o serviço;
2 − Efetue o pagamento da taxa de expediente no valor de R$ 9,98 (0,1 UFM).

1 – Em caso de pendência, a SEMEF irá enviar um Comunicado para o e-mail do requerente.

Presencial: Apresente seu RG e CPF e verifique a situação atual do seu processo.

• Instrução Normativa 03/2010
  • Lei Municipal nº. 1.628 de 30/11/2011;
  • Decreto Municipal nº. 1.539 de 27/04/2012.

• Identifiquei no Boletim de Cadastro Imobiliário um dado errado do meu imóvel. Como faço para solicitar correção?
    A solicitação pode ser feita pela internet sendo necessário efetuar o cadastro no Portal de Serviços, inclusive consultando a documentação necessária. Se preferir, pode agendar seu atendimento presencial clicando no banner AGENDAMENTO DE SERVIÇOS.

11/01/2017