Serviços Específicos › Desvinculação de IPTU do Cadastro Mercantil

Solicitação para desvincular a Matrícula do IPTU (cadastro imobiliário) com a Inscrição Municipal (cadastro mobiliário/mercantil).

• Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência (exceto conta de energia elétrica);
  • Se espólio, certidão de óbito e documento legal da representação;
  • Documento do imóvel (Registro do imóvel ou Escritura pública ou Instrumento particular de compra e venda ou Doação com carimbo do RTD, quando se tratar de instrumento particular).

Em média 5 (cinco) dias.

2 – Efetue o pagamento da taxa de expediente no valor de R$ 9,98 (0,1 UFM).

• Lei Municipal nº. 1.628 de 30/11/2011;
  • Decreto Municipal no. 1.539 de 27/04/2012.

• Como faço para desvincular a matrícula do IPTU quando a Inscrição Municipal está com algum parente e não se encontra em Manaus?
    Neste caso, o primeiro passo é solicitar baixa de Inscrição Municipal e depois formalizar o processo para solicitar a desvinculação.

Subsecretaria de Receita/ Departamento de Fiscalização.

11/01/2017